top of page

Em Batayporã, música baileira mantém seu espaço nas ondas do rádio

AGL MÍDIA em 31/03/2017

A música baileira ou fandangueira, que agrega ritmos como vaneira, vaneirão e chamamé e que representa a cultura de estados como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, resiste ao tempo e às tendências mais modernas, como o sertanejo universitário, por exemplo, e mantém um grande número de adeptos, que gostam de ouvir e também se declaram amantes da chamada dança de salão.


Apesar das mudanças nas tendências musicais registradas nos últimos anos, o público mais tradicionalista se mantém fiel ao estilo baileiro e uma prova disso é a grande audiência de um programa semanal de rádio intitulado Roda de Tereré, que vai ao ar ao vivo todos os domingos pela Rádio Cidade FM 104,9, da cidade de Batayporã, sob a apresentação de Acácio Gomes.


A atração, que já está no ar há mais de 15 anos, é apreciada pela população que faz do programa o fundo musical preferido para aquele almoço em família e ainda para os encontros entre amigos que ocorrem aos domingos. Como a emissora é comunitária e tem alcance local, em 2016 foi criada uma página na internet onde as pessoas de outras cidades e de outros estados podem ouvir uma versão especial do programa.


A Roda de Tereré, que é uma programação 100% tradicionalista, tem em seu repertório canções novas e antigas de grupos como Canto da Terra, Alma Serrana, MDO, Zíngaro, Tradição, Eco do Pantanal, Herança, Garotos de Ouro, Minuano, Tchê Barbaridade e também defende o estilo pantaneiro com artistas como Maciel Correia, Délio e Delinha, Gregório, Tostão e outros interpretes de músicas que cantam o tereré, o churrasco, o pantanal, a lida no campo e as belezas naturais de Mato Grosso do Sul.


Em cada exibição ao vivo, o programa recebe inúmeras participações de ouvintes que telefonam para a emissora a fim de registrar sua audiência, mas a versão especial para internet também tem recebido elogios de pessoas que acompanham pelo celular, tablet ou computador. Uma das vantagens desta modalidade é que a versão disponibilizada pela rede é gravada, o que possibilita sua audição a qualquer dia e horário, sendo que, a cada domingo é realizada a atualização com uma nova postagem.


Segundo o apresentador do programa, Acácio Gomes, é preciso render os devidos créditos à direção da Rádio Cidade FM, que entende a importância de se defender a cultura sul-mato-grossense, bem como ao ex-radialista Marquinhos Filho, que, nos anos 90, conduzia a programação. Quem mora no município de Batayporã pode acompanhar a Roda de Tereré pela FM 104,9, todos os domingos a partir das 09h da manhã, logo após a transmissão da Santa Missa. Já quem reside em outras regiões, pode apreciar a versão para internet clicando aqui.

Confira esta publicação também em:

bottom of page