
Nova Andradina recebeu o 1º Black Power: Encontro de Potências Pretas! Veja todas as fotos do evento!!!
CONFIRA A REPORTAGEM TAMBÉM NO:
Publicado em 31/07/2023 - Texto e Imagens: Acácio Gomes

























Aconteceu na sexta-feira, dia 28 de julho, nas dependências da Cafeteria Me Gusta, localizada na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, centro de Nova Andradina, o 1º Black Power – Encontro de Potências Pretas.
O evento, em formato intimista, teve como objetivo a celebração da força das mulheres negras em Nova Andradina, no contexto da Campanha Julho das Pretas, que visa convocar a sociedade para refletir sobre necessidade de se combater a exclusão praticada contra a mulher preta, e também em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Segundo a idealizadora do evento, a psicóloga Sonia Cristina Rodrigues, o encontro foi considerado um sucesso. “É um movimento que só está começando, uma semente que foi plantada e que, com certeza, irá desencadear realizações maiores voltadas ao coletivo de mulheres pretas de Nova Andradina, com foco no fortalecimento da autoestima, no empoderamento e no reconhecimento de todas as potencialidades que a mulher negra tem dentro da sociedade”, afirmou Sonia.
Em sua avaliação, o encontro foi extremamente positivo, pois, proporcionou a troca de experiências e a conexão entre as mulheres. “É um marco para Nova Andradina e região, uma vez que, mobilizar mulheres pretas é sempre um trabalho muito difícil ao passo que não há uma cultura sobre a importância desse ajuntamento”, pontuou.
Nas palavras dela, um dos próximos eventos, ainda com data a ser definida, será uma ação social de fortalecimento à autoestima das meninas pretas nos bairros da cidade e que mais informações sobre essa realização serão divulgadas no momento oportuno.
Sonia agradeceu o comparecimento das mulheres que se fizeram presentes bem como o apoio de todas as envolvidas, citando como lema do movimento a famosa frase de Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.
Idealizadora
Sonia Cristina Rodrigues (Graduada em Psicologia – UFMS; Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes - USP/SP; Especialista em Saúde Mental e atenção psicossocial - ESP/MS; Mestranda em Psicologia – UFGD; Psicóloga Clínica e Empreendedora Social).
Realizadoras
Eugênia Portela de Siqueira Marques (Docente da UFMS e coordenadora do NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros);
Fernanda Soares Junglos (Assistente de alunos do IFMS; coordenadora da pós-graduação em docência para EPCT e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do IFMS; atual Miss Beleza Negra de Nova Andradina);
Maria Aparecida dos Santos Correia Valdez (Vereadora; servidora pública municipal e bacharel em Administração de Empresas).
Dra. Marcela Ernesto dos Santos (Coordenadora da pós-gradução em Educação para as Relações Étnico-raciais do IFMS; docente de Língua Portuguesa e Inglesa do IFMS - Nova Andradina).
Marcela Alves (Designer de unhas, maquiadora e cantora);
Ana Paula Oliveira Azevedo (Professora de Educação Física, pós-graduada em Psicopedagogia e concursada na Fundação Nova-andradinense de Cultura, na área de dança atuando como professora de Balé);
Kesia Rafaella Moreira Silva (Engenheira Civil, pós-graduanda em Arquitetura e Interiores e trancista do Studio 2K);
Daiane Nascimento Roberto Dias (Pedagoga, mestranda em Educação e professora da Educação Básica);
Keyla Gabriela Moreira Silva (Engenheira Civil, pós-graduanda em Arquitetura e Interiores e trancista do Studio 2K);
Diovanna Salomão De Paula (Miss Beleza Negra Juvenil 2022, estudante do Ensino Médio, cursando Técnico em Agropecuária no IFMS Nova Andradina);
Jeysekely Souza Oliveira (Bacharel em Educação Física, personal trainer nas academias Rittymus, Kaliper, Power Fit, Corpus e Oficina do Corpo e Studio Walter Vieira com treinamento funcional com Kettlebell).
PUBLICIDADE

